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Guia de Utilização

1.1 Escolha o pneu adequado

- Substitua os pneus por outros da mesma medida recomendada pelo fabricante do veículo.

- No caso de pneus tipo câmara, é recomendável a troca da câmara e protetor.

- É recomendada a substituição da válvula ao montar um pneu novo.

- Verifique se o índice de carga é o símbolo de velocidade são adequados ao seu veículo.

- Ao repor apenas dois pneus (no caso de veículos de passeio), instale-os no eixo traseiro do veículo.

- Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade são compatíveis com o recomendado pela montadora ou com o tipo de serviço do veículo.

- Nunca monte pneus de dimensões ou construções diferentes num mesmo veículo, exceto quando indicado pela montadora do mesmo.

- Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional), desenhos de banda de rodagem diferentes, pneus novos com usados ou reformados, no mesmo eixo do veículo.


1.2 Conserve seu veículo

Os pneus são apenas uma parte do complexo conjunto que forma a suspensão do veículo.

A correta manutenção de rodas, rolamentos, buchas, válvulas, molas, amortecedores e demais peças contribui com a vida útil, o desempenho e a segurança dos pneus.

Caso necessite de uma avaliação completa na suspensão do seu veículo entre em contato com as nossas revendas no telefone 2069-9363 e agende uma inspeção completa do seu veículo.

 

1.3 Equivalência de Velocidade

A tabela abaixo explicita a equivalência entre o símbolo de velocidade e a velocidade correspondente.

 

Símbolo de Velocidade

 Velocidade Máxima km/h

N

140

P

150

Q

160

R

170

S

180

T

190

U

200

H

210

V

240

W

270

Y

300

 

Obs.: O Símbolo de velocidade Z – acima de 240km/h

Verifique o limite de velocidade estampado no costado do pneu.

 

1.4 Pressão do Ar (Calibragem dos pneus)

 A pressão do ar é um fator primordial na vida de um pneu. É o que mais afeta o desgaste do pneu e, consequentemente, reduz sua vida útil.

Orientações

- Utilize sempre a pressão do ar recomendada pelo manual do fabricante do veículo. Para utilitários, utilizar a pressão de ar relacionada à carga e velocidade do veículo.

- Verifique as pressões semanalmente, sempre com os pneus frios e utilizando calibradores aferidos

- Não esqueça de calibrar o estepe

- Jamais retire o ar quente dos pneus

- Por ocasião da checagem das pressões, examina as válvulas e recoloque suas respectivas tampas.

 

 2. Serviços

2.1 Alinhamento

O Alinhamento da direção pode prolongar a vida de seus pneus. A direção desalinhada faz com que o pneu se arraste lateralmente nas retas, provocando desgastes irregulares, comprometendo a dirigibilidade e a segurança do veículo. Pneus que “cantam” nas curvas e volantes que teimam em permanecer tortos nas retas, são sintomas de desalinhamento.

Recomenda-se verificar ou refazer o alinhamento, no máximo, a cada 5.000 km.

 

Refaça o alinhamento:

- Após fortes impactos em buracos, guias e outros objetos.

- Quando constatado desgaste irregular dos pneus

- Quanto os pneus forem substituídos ou houver rodízio entre eles.

- Quando forem substituídas peças da suspensão.

- Veículo tende a ir mais para um lado ou tem dificuldade de se manter na trajetória.

 

Danos ao não se fazer o correto Alinhamento do veículo:

- Os componentes da suspensão não têm a durabilidade ideal

- O consumo de combustível terá um aumento significativo

- O desgaste dos pneus será irregular e rodagem será desconfortável

- A estabilidade e segurança nas retas como em curvas serão reduzidas

Dica Fins Pneus: Caso não se lembre de refazer o Alinhamento e Rodizio periodicamente, sempre que realizar a troca de óleo do seu carro procure também realizar o Alinhamento e o Rodízio, isso garantirá um aumento da vida útil dos seus pneus.

 

2.2 Balanceamento

O balanceamento é o processo que busca o equilíbrio entre o conjunto pneu e roda dos veículos. A falta de balanceamento adequado provoca a oscilação do conjunto pneu/roda e transmite uma trepidação ao volante, reduzindo a vida útil dos pneus e provocando uma grande instabilidade e desconforto ao dirigir.

Recomenda-se verificar ou refazer o balanceamento, no máximo, a cada 5.000 km.

 

Refaça o balanceamento:

- Quando os pneus forem substituídos, montados ou desmontados (quando houver rodízio entre eles, verificar necessidade)

- Quando surgirem vibrações ou trepidações

- Quando houver reparo no pneu.

 

2.3 Caster

O ajuste do ângulo de caster da geometria de suspensão do veículo está diretamente relacionado com a direção em linha reta do automóvel. Para entender melhor o caster olhe para uma bicicleta,  é o seu caster positivo que a mantem em linha reta mesmo quando tiramos as mãos do guidão, ou seja, o centro de apoio da bicicleta forma um ângulo positivo garantindo a estabilidade do ciclista sem ocorrências de desvios involuntários na trajetória da bicicleta.

Um exemplo de caster negativo presente no nosso cotidiano é o carrinho de supermercado, o seu centro de apoio está deslocado para trás, ou seja, quando soltamos a direção do carrinho, ela não se mantém em linha reta como ocorre ao soltarmos o guidão da bicicleta, implicando numa instabilidade dessa direção ao longo da trajetória do carrinho.

O funcionamento do caster no automóvel é bem parecido se compararmos aos exemplos citados, como já foi dito, o caster garante o sentido em linha reta da direção do automóvel, caso o veículo esteja puxando para algum lado pode ser um sinal de que o caster esteja desajustado. Porém a maioria dos veículos conta com medidas positivas de caster, sendo que uma alteração mais drástica nesse ângulo aconteça apenas quando o veiculo sofre uma batida, ocorrendo um desajuste na sua suspensão dianteira, podendo influenciar no caster.

 

2.4 Cambagem

Qual é o significado da cambagem para o seu veículo?

O Camber desenvolve um importante papel na estabilidade do veículo principalmente nas curvas. Para um melhor entendimento do papel da cambagem num veículo use os seus pés para melhor compreensão, pode parecer brincadeira, mas vamos ao raciocínio:

Fique de pé, não hesite e se levante. Agora, aloque todo seu peso nas extremidades dos seus dois pés, isso é chamado de camber positivo. Realizado esse movimento, agora aloque todo seu peso na parte interior dos seus dois pés, isso é uma camber negativo. A cambagem positiva garante mais estabilidade, enquanto a cambagem negativa é mais comum em veículos de alta performance, que necessitam de uma maior estabilidade em curvas. Porém é válido ressaltar, que uma leve positividade ou negatividade na cambagem pode ser bom, mas em excesso trará danos aos componentes da suspensão do veículo e aos pneus.

Uma cambagem muito positiva pode levar a uma desgaste prematuro dos pneus na sua parte externa da banda de rodagem, já uma cambagem muito negativa pode levar a uma deterioração da parte interna da banda de rodagem do pneu.

 

2.5 Análise completa do sistema de Freios.

O sistema de freios de um veículo é parte essencial para a segurança do motorista e dos demais passageiros do carro, por isso é importante uma revisão periódica dos demais componentes que atuam na execução da frenagem do veículo. O cliente tem total respaldo da oficina quanto a análise dos seguintes itens de sistema de freios:
- Pastilhas

- Discos

- Tambor

- Fluido de Freio

- Cilindro e pinça

- Lonas

 

2.6 Análise completa da suspensão do veículo.

É um serviço que a Fins Pneus oferece a todos clientes que adentrarem nas nossas lojas. A partir do momento que o carro está suspenso no elevador nossos funcionários estarão atentos a todos detalhes que abrangem a suspensão do veículo com a intenção de alertar ao cliente o nível da durabilidade da peças que se encontram no automóvel. O objetivo dessa análise é alertar sobre a manutenção preventiva do carro, os itens só serão substituídos caso exista real necessidade, caso contrário, o consumidor sairá ciente de que seu veículo se encontra nas condições ideais para transitar e as durações exatas dos componentes da suspensão do veículo para possíveis trocas futuras. Enfim, é um serviço que a Fins Pneus oferece com a intenção da manutenção preventiva no carro dos seus clientes, tipo de manutenção que garante com que os itens sejam repostos da maneira correta evitando problemas mais complexos no futuro com o veículo em virtude da não substituição do item no tempo correto. Na análise da suspensão são checados os seguintes itens:

- Amortecedores

- Bandejas

- Buchas e Bieletas

- Coxim do Amortecedor, Câmbio e do motor

- Kit Amortecedor

- Molas

- Pivôs

- Terminais