Cuidados com pneu largo

Um dos pneus preferidos para trocas são aqueles do tipo 195/60R15. Além de ser mais largo também é mais confortável e tem 19,5 mm a mais de altura do que o 195/55R15. Entretanto, o motorista precisa ter muita atenção: eles não são recomendados para carros velozes.

Conforto

Em comparação direta, os pneus largos são mesmo mais confortáveis quando comparados com os estreitos. Além disso, outro aspecto que é afetado positivamente é a estabilidade do carro. O motivo é simples: há uma área de contato maior com a pista.

É por isso que quanto maior a largura do pneu mais eficiente ele se mostrará nas frenagens e nas curvas. E isso sem contar que por serem mais resistentes a impactos eles são ideais para carros de passeio mais pesados e mais largos.

Em termos práticos, isso é o mesmo que dizer que quanto maior for a largura do pneu, mais dureza ele terá. E também, quanto maior a largura, mais estabilidade.

Largura do pneu e características do veículo

Nesse sentido, um ponto interessante de ser observado é que as montadoras têm a preocupação de sempre considerar a estabilidade e o conforto antes de optar por agregar um pneu largo em algum modelo de carro.

Quando falamos sobre medidas de largura dos pneus sempre precisamos avaliar que elas têm uma relação direta com as características do carro. É por isso que a tendência é de que pneus largos sejam usados com muita frequência em veículos grandes e pesados.

Outro fator que explica ou justifica uma maior largura é o torque e a potência, uma vez que esses modelos permitem a transmissão de força para o solo sem que haja perda de tração.

Conselhos e recomendações sobre pneus largos

Antes de decidir fazer a troca por pneus mais largos é fundamental que o motorista consulte todas as informações a respeito no manual do fabricante do carro e consulte um especialista, tanto para saber quais são as medidas mais recomendadas para seu caso quanto para adquirir um produto de qualidade. Usar pneu largo tem suas vantagens e entendê-las não é tão complicado como boa parte das pessoas acredita.

Ficando de olho nas observações apontadas aqui a troca será feita com segurança e eficiência, ainda mais se tudo for realizado por uma empresa que entende do assunto! Aproveite para saber mais com quem é referência no mercado!