Todo mundo sabe que existem algumas partes do carro que simplesmente esquecemos até ela dar problema. É o caso da troca de velas, da troca do filtro e do óleo do motor e também da troca de óleo do câmbio.

 

Nesse artigo vamos pontuar algumas questões tais como: a importância da troca de óleo do câmbio; de quanto em quanto tempo ela deve ser feita e outras coisas que com certeza evitarão dores de cabeça e gastos desnecessários. Vamos lá?

 

Consulte o manual do veículo

 

Todos já devem estar cansados de saber que a melhor informação relativa ao veículo deve vir do manual. Ele com certeza te contará qual é o procedimento de troca de óleo do câmbio e, ainda, se o procedimento é necessário.

 

Câmbio manual

 

Em via de regra, quando um automóvel possui câmbio manual, não é necessária a troca do óleo de câmbio. Sim, é isso mesmo! O óleo do câmbio vai durar a vida toda, só é necessária uma verificação periódica de modo a conferir o nível, que indica se está ocorrendo algum vazamento ou não.

 

Ao contrário do óleo do motor, o óleo do câmbio não sofre variações de temperatura, não é contaminado pelo combustível e não é queimado, logo ele dura pra vida toda!

 

Câmbio Automático

 

Nesse caso o manual do veículo deve ser observado, uma vez que a recomendação das montadoras está alinhada com determinadas quilometragens alcançadas.

 

Portanto, nos veículos que possuem câmbio automático, é necessário fazer a substituição periódica do óleo. A periodicidade varia bastante, pois é determinada pela especificação do lubrificante e pela forma como o sistema foi construído. Em termos gerais, está numa faixa de  50 mil a 100 mil quilômetros rodados, no entanto é sempre necessário verificar se não possui nenhum vazamento.

 

A checagem do nível de óleo do câmbio automático requer diferentes procedimentos, de acordo com a montadora. Portanto, consulte o manual e siga à risca as recomendações para que o diagnóstico seja correto.

 

Nos dois casos, tanto no câmbio automático quanto o manual, sempre observe se existe algum vazamento. E para conferir se está tudo certo com o câmbio do seu carro, leve-o a Fins Pneus, que conta com profissionais capacitados em resolver tanto problemas de vazamento, quanto para trocar o óleo de câmbio de acordo com o que seu veículo precisa.