trocar filtro de oleo

Toda vez que o assunto óleo do carro vem à tona, muitas dúvidas surgem. Para solucionar todas essas dúvidas, a Fins Pneus decidiu fazer uma lista dos mitos e verdades sobre esse assunto e te responder de uma vez por todas se é preciso trocar o filtro toda vez que trocar o óleo.

 

  1. O óleo deve ser trocado a cada 5 mil quilômetros rodados.

 

MITO. Antes de sair trocando óleo, sempre consulte o manual do veículo. Ele conterá todas as recomendações da montadora, de acordo com o ano e modelo do seu veículo. Geralmente, as montadoras indicam que o óleo seja trocado a cada 10 mil quilômetros, mas cada caso é um caso. Por isso, sempre leve o veículo para ser analisado por profissionais competentes.

 

  1. O óleo lubrificante indicado pela montadora é melhor.

 

VERDADE. O manual do veículo não existe por acaso. Cada montadora possui um óleo lubrificante específico, isso se deve ao fato de que a viscosidade do líquido lubrificante influencia na sua eficiência, portanto sempre utilize os óleos originais indicados pela montadora. Afinal, o barato sempre pode sair mais caro.

 

  1. Não existe diferença entre óleos lubrificantes para automóveis e motos.         

 

MITO. Os óleos lubrificantes para moto e carro possuem a mesma função, mas são compostos de aditivos diferentes. Portanto, colocar óleo lubrificante de moto em um carro pode resultar em muitos problemas e vice-versa.

 

  1. O óleo fica velho mesmo se o veículo roda pouco.

 

VERDADE. O prazo de troca não está relacionado somente com a quilometragem. Algumas montadoras indicam a troca a cada seis meses, mesmo se o veículo rodou pouco, uma vez que depende mais das impurezas do motor do que da rodagem.

 

  1. Toda vez que trocar o óleo deve-se trocar o filtro.

 

VERDADE. Nos carros antigos era comum trocar o filtro a cada duas ou três trocas de óleo. Nos carros atuais, as montadoras indicam que o filtro e o óleo devem ser trocados ao mesmo tempo.

 

 

É pelo filtro do óleo que passa todas as impurezas retidas durante o uso do motor, tanto da fricção das peças como das partículas que surgem durante a combustão.

 

Portanto, sim, é preciso trocar o filtro toda vez que for trocar o óleo, pois se o filtro for velho ele não vai bloquear corretamente as impurezas, o que pode resultar em problemas muito maiores para as peças internas do motor.

 

Então não tenha dúvidas, todo os profissionais mais competentes explicam que é melhor trocar o filtro sempre quando trocar o óleo e não tentar economizar. Já ouviu aquele ditado do barato sai caro? Esse é um desses casos em caso de dúvidas ou se deseja trocar o filtro e o óleo de seu veículo, leve-o a Fins Pneus e tenha um excelente atendimento.