O ano de 2019 chega com o otimismo crescente no cenário econômico brasileiro. A indústria automotiva também está inclinada para o crescimento com novas tecnologias sendo desenvolvidas, desde a expansão dos modelos elétricos até a inclusão da inteligência artificial. 

Você já parou para pensar nesses avanços e seus impactos na indústria automotora? Se ainda não, essa é a hora! Veja neste post as principais tendências para 2019 e prepare-se para elas.

 

Equilíbrio nas vendas

Uma das tendências de 2019 é a chegada ao equilíbrio das vendas no mercado de veículos, que segundo especialistas deve ter um crescimento que pode chegar a 5% em relação ao ano de 2018.

No mercado interno, com o crescimento do PIB brasileiro e a expansão das oportunidades de financiamentos e consórcios de veículos, as expectativas de vendas são bastante otimistas.

 

Carros elétricos e rota 2030

Os carros elétricos vêm ganhando destaque nos últimos anos por serem uma alternativa mais inovadora e causarem menor impacto ao meio ambiente.

Já no final de 2018 ocorreu em São Paulo o Salão de Automóveis, um dos principais eventos automotivos, em que os consumidores puderam ter contato com novos modelos elétricos de três das principais fabricantes mundiais de veículos.

Entre as novidades apresentadas no Salão de Automóveis, estão:

  • O Chevrolet Bolt da Chevrolet;
  • O Nissan Leaf da Nissan;
  • E o Renault Zoe da Renault.

As três novidades prometem se destacar no mercado em 2019.

Além do fator inovação foi sancionada a Rota 2030, um programa governamental que regula a produção de veículos no país. Com ela, o IPI foi reduzido para 7% o que faz com que, conforme a tendência do mercado, os veículos cheguem com menor preço ao consumidor elevando sua comercialização.

 

Inteligência artificial

Com o avanço da tecnologia, que cada vez mais toma conta do cenário atual, o sistema de inteligência artificial não poderia ficar de fora da produção automotiva.

Em 2019 a presença será ainda mais forte e grandes marcas já estão introduzindo a AI em vários aspectos, como por exemplo no auxílio de um smartphone na segurança e na direção de veículos automotores.

Uma das grandes fabricantes de automóveis, a BMW, já equipa alguns de seus modelos com assistente artificial contando com apoio de empresas especialistas no ramo, como a Google, ao oferecer aos usuários a experiência do Google Assistant.

Outra empresa que também está anunciando essa forma de entrosamento, a Al Alexa da AI Amazon, anunciou no ano passado o modelo Echo Auto. O veículo permite que um Smartphone seja emparelhado com o veículo, proporcionando um copiloto com inteligência artificial.

 

Ascensão das concessionárias digitais

Outra grande novidade que promete agitar a indústria automotiva é a chegada das concessionárias digitais, que tem como objetivo a realização de vendas utilizando apenas plataformas digitais. Dessa forma o consumidor poderá adquirir seu veículo em apenas poucos cliques.

As concessionárias como a FIAT e a VOLKSWAGEN estão investindo pesado em plataformas de vendas digitais, oferecendo aos clientes o autoatendimento e uma experiência completa com o veículo por meio de óculos 3D e realidade virtual. A expectativa é a abertura de 30 lojas digitais em todo o país.

 

Expectativas gerais

Como se observa a partir das tendências de crescimento do mercado automotivo e desenvolvimento de novas tecnologias, esse segmento encontra-se em uma grande fase. O investimento tende a aumentar e os consumidores terão acesso a cada vez mais excelentes alternativas.

Gostou das novidades sobre o mercado automotivo apresentadas aqui? Compartilhe este post em suas redes sociais e espalhe essas tendências para 2019.