Quilometragem e validade

O primeiro jeito de saber se é hora de comprar novo pneu é conferindo a validade e a quilometragem suportadas por ele.

A validade é bem simples e já é indicada no momento da compra. Geralmente, os jogos de pneus têm uma validade de cinco anos. As fabricantes, por sua vez, costumam indicar a quilometragem máxima em que eles devem ser usados sem oferecer riscos.

Entretanto, é importante destacar que mesmo que essas informações sejam importantes elas servem apenas como referência.

Na verdade, existem vários fatores que podem contribuir para o aumento ou a diminuição da vida útil do pneu – tipo de estrada, forma de condução, peso transportado entre outros.

Desgaste anormal dos pneus

O desgaste anormal do pneu acontece na maior parte das vezes em regiões isoladas, por exemplo, nas laterais ou no centro. As causas mais comuns são problemas na pressão interna, suspensão, alinhamento ou balanceamento.

De acordo com a área afetada é possível identificar sua causa e até prevenir novos problemas.

Excesso de pressão no interior dos aros de borracha pode causar desgaste na parte central. Por outro lado, desgaste lateral diz mais respeito à cambagem, ângulo incorreto ou convergência.

A recomendação para evitar problemas nesse sentido é sempre fazer o rodízio dos pneus e manter freios e amortecedores em perfeito estado.

Banda de rodagem

A banda de rodagem é aquela parte do pneu cheia de sulcos que fica em contato direto com o asfalto. Quanto mais o pneu estiver gasto, mais esses sulcos perderão a profundidade.

Porém, nem sempre é possível verificar corretamente esse desgaste a olho nu. E é aqui que entra em cena o TWI: um indicador situado nos sulcos. Quando o pneu é novo esse indicador está completamente oculto. Mas, com o uso, ele vai surgindo na lateral do pneu. A compra do pneu novo deve ser feita quando o TWI começar a tocar a pista.

Pneus velhos

Mesmo que sejam pouco usados os pneus podem envelhecer. Rachaduras e deformações são os sinais mais recorrentes nesse caso.

Isso nos faz retornar ao primeiro tópico. Ou seja, apesar de haver um período de validade ele pode ser diferente por diversos motivos. Sendo assim, o mais recomendável é verificar a situação dos pneus ao menos uma vez por ano.

Claro que esses não são todos os sinais de pneu gasto, mas são os mais recorrentes. Por meio deles já é possível prevenir muitos problemas!

Por fim, uma última dica: sempre confira e compre os pneus novos em locais que oferecem segurança e qualidade! Escolher por quem é referência é ter certeza de um melhor produto!