O que é o balanceamento?

Antes de qualquer coisa, é necessário que você entenda realmente o que é o balanceamento. Ele não é a mesma coisa que o alinhamento. Muitas vezes eles são realizados juntos, mas são serviços diferentes.

Enquanto o alinhamento é o serviço que reajusta os ângulos das rodas para que elas fiquem no mesmo ângulo que o volante e paralelas entre si, fazendo com que o carro ande reto, o balanceamento busca corrigir o equilíbrio entre o conjunto do pneu e a roda do carro. Ele permite que os pneus do veículo girem sem causar vibrações e evita que o carro fique desbalanceado, ou seja, que uma roda carregue mais peso do que as outras.

Qual a importância de balancear o carro?

Como o balanceamento está diretamente ligado à suspensão do carro, atritos e impactos fortes, como cair em buracos, acabam oscilando o conjunto do pneu e roda e isso acaba deixando o carro desbalanceado.

Assim, por causa dessa oscilação do conjunto pneu/roda, o motorista pode sentir no carro desbalanceado uma trepidação no volante, se for falta de balanceamento das rodas dianteiras, ou uma trepidação na carroceria, caso falte balanceamento nas rodas traseiras.

Sendo assim, se você quer evitar que a vida útil dos pneus do seu carro diminua bastante e quer deixar o carro sempre estável e confortável para dirigir, não deixe de fazer o balanceamento.

Com o balanceamento em dia, o veículo não sofrerá com desgastes irregulares e antes do tempo de rodas, pneus, amortecedores, terminais de direção e nem vai perder a tração e a estabilidade.

Quando e como balancear o carro?

O balanceamento pode ser realizado de duas maneiras: sem retirada das rodas, ou seja, usando o balanceador local do próprio carro (conhecido como balanceamento estático) ou retirando as rodas, por meio do balanceador de coluna (balanceamento dinâmico).

Além disso, veja quando é preciso fazer o balanceamento:

• A cada 5.000 km percorridos;

• Quando os pneus forem trocados ou for feito o rodízio deles;

• Quando sentir alguma trepidação no volante e/ou na carroceria;

• Perda de estabilidade e da tração;

• Pneus e rodas se desgastando irregularmente.

Portanto, é importante que você faça o balanceamento em um local de confiança e que tenha os melhores profissionais para te atender e deixar o seu carro em dia, como é o caso dos serviços da Fins Pneus. Saiba mais!