Nesse artigo vamos te contar um pouquinho sobre a tecnologia Run Flat, que não é tão nova, mas que para muitos é uma novidade. 

 

O que é pneu Run Flat?

 

Surgido grosseiramente nos anos 1930, os pneus Run Flat, que significa "pneus que rodam vazios", permite a dirigibilidade por volta de 80 quilômetros com os pneus vazios. Esses pneus possuem as laterais reforçadas, para aguentar o peso do veículo rodando por até 80 quilômetros a 80km/h estando completamente vazios.

 

E vale a pena comprar o pneu Run Flat?

 

Apesar de parecer algo incrível e com algumas vantagens como tornar desnecessário o uso do estepe e tornar mais leves os carros que saem de fábrica com esses pneus; os Run Flat possuem algumas desvantagens e vai depender do tipo de usuário e do tipo de carro.

 

A primeira desvantagem que podemos apontar é o fato de que por ter as laterais reforçadas, os pneus se tornam mais duros e, portanto, é observado a diminuição do conforto no ato de dirigir. Além disso, o pneu run flat pode aumentar os níveis de vibração e ruído, justamente por causa da sua dureza em contato com o solo.

 

Outra desvantagem é o fato de que por utilizar mais material na produção, os pneus Run Flat tendem a ser mais caros que os pneus comuns, algo como 20 a 30 por cento a mais.

 

No entanto, os automóveis que saem de fábrica com essa tecnologia tendem a ser mais leves o que influencia diretamente em menos gasto de combustível para locomovê-los.

 

Devo colocar pneu Run Flat no meu carro?

 

A resposta é muito simples: veja se o manual do seu carro permite que a tecnologia seja aplicada ao seu veículo. No caso, se o seu veículo veio de fábrica com esse tipo de pneu, a resposta é sim.

 

Caso contrário, saiba que trocar os pneus normais pelos Run Flat pode ocasionar em problemas graves, uma vez que a suspensão não estará preparada para os Run Flat. E isso pode resultar em alterações na dinâmica do carro, tais como a perda de resposta do volante e a perda de estabilidade nas curvas. Ou seja, afeta diretamente a sua segurança e a de seus passageiros, além de deixar a dirigibilidade super desconfortável.

 

E a recíproca é verdadeira, ou seja, colocar pneus comuns em veículos que utilizam pneus Run Flat também contribuirão para piorar o comportamento do carro.

 

Apesar dessa tecnologia não ser pra todos, é sempre importante priorizar pela sua segurança e trocar os pneus corretamente, sendo eles Run Flat ou não. E já sabe, né? Se precisa trocar pneus, de qualquer tipo e com garantia Goodyear é só visitar a Fins Pneus. Lá poderá contar com a expertise de profissionais especializados nas melhores tecnologias para o seu veículo.