pneu recauchutado

Chega um momento que não dá mais para enrolar e os pneus do carro precisam ser trocados. Afinal, trafegar com pneu "careca", segundo a legislação de trânsito brasileira, pode resultar em cinco pontos na CNH, multa de R$ 195,23 e retenção do veículo para regularização. Além de, é claro, ser muito perigoso para a segurança tanto do motorista, quanto das outras pessoas.

 

Apesar dos pneus durarem bastante tempo, eventualmente deve-se trocá-los. Nesse caso, as pessoas costumam procurar alternativas mais econômicas, tais como trocar somente dois pneus ou optar por opções recauchutadas.

 

É muito importante saber que, no entanto, optar por escolher o mais barato, pode acabar saindo muito caro. Por isso, a Fins Pneus vai te ajudar a pensar sobre os riscos da compra de pneus reutilizados e como evitá-los.

 

Pneus recauchutados e pneus remoldados

 

É preciso saber a diferença entre esses dois tipos de reutilização de pneus, uma vez que pneu remoldado é diferente de pneu recauchutado.

 

  • Pneus recauchutados: são os pneus que passam por um processo simples de reutilização. Eles recebem uma nova camada de borracha através do processo de colagem.
  • Pneus remoldados: passam por um processo mais complexo de reutilização, chamado vulcanização. Os pneus remoldados são pneus desgastados, cujas bandas de rolagem são raspadas de modo a deixar somente a carcaça. Nesse processo, as inscrições do produto são eliminadas e os pneus recebem novas camadas de borracha e novas inscrições de especificações, podendo receber o selo de aprovação do Inmetro.

 

Quais os riscos de utilizar pneus recauchutados e remoldados?

 

  • O maior risco é, sem dúvida, quando a empresa utiliza carcaças de pneus em mau estado para inserir as camadas de borracha. Se a malha de aço ou a borracha lateral estiverem em más condições, os pneus podem entortar, aumentando a probabilidade de acidentes. Por isso, se for comprar, opte sempre por empresas especializadas, com anos de mercado e credibilidade;
  • Pneus recauchutados que sofreram algum tipo de erro no processo podem explodir;
  • Esses pneus também possuem uma vida útil muito menor, chegando a durar 50% menos que os novos.

 

Como evitar os riscos?

 

A única coisa que se pode fazer para evitar riscos é comprar em empresa especializada, levando em consideração o selo do Inmetro. O selo certifica que o pneu passou pelos mesmos testes de um novo, tais como: velocidade, atrito e cargas.

 

Mas então vale a pena investir em pneus recauchutados e remoldados?

 

A primeira dica é colocar na ponta do lápis. Um pneu reutilizado custa em média 30% menos que um novo, no entanto dura até 50% menos. Além disso, o principal é considerar se vale a pena colocar em risco a sua segurança e a da sua família por conta de economia.

 

Por isso, a Fins Pneus recomenda colocar em primeiro lugar a segurança e a durabilidade na hora de substituir pneus. A Fins Pneus, que é revendedor oficial Goodyear conta com um extenso catálogo de pneus originais e pode, com certeza, te oferecer um ótimo serviço. Entre em contato, peça um orçamento e priorize a sua segurança e a da sua família.