trocar pneu do carro

Dentre as peças de manutenção do carro, podemos dizer que os pneus são os que mais se desgastam. Isso se deve ao fato de que eles estão em constante atrito com diferentes solos.

 

No entanto, muita gente negligencia a troca dos pneus tanto por desconhecimento, quanto por vontade de economizar. É claro que isso não é bom nem para o veículo nem para o bolso do dono do carro.

 

Se te perguntassem hoje se o pneu do seu carro precisa ser trocado, saberia responder? Não se preocupe, a Fins Pneus responde pra você algumas dúvidas básicas com relação a isso.

 

A cada quantos quilometros devo trocar os pneus?

 

Para responder essa questão devemos consultar o manual do veículo, lá conterá as indicações da montadora com relação à média de quilometragem que exigirá a troca dos pneus. De qualquer forma, a quilometragem é relativa, uma vez que depende do tipo do pneu e da performance.

 

Devo obedecer a data de validade?

 

A data de validade na verdade é a garantia dada pela marca do pneu que geralmente é de 5 anos, por isso sempre guarde a nota fiscal. É muito bom se atentar à garantia, uma vez que, mesmo um pneu que nunca foi usado pode ter sua qualidade afetada pelo tempo, já que o material que o compõe pode ressecar e prejudicar a sua performance.

 

O uso do pneu influencia na quantidade de trocas?

 

Pode variar de acordo com o tipo de uso, pneus de alta performance requerem a troca a cada cinco anos. Enquanto em carros populares sugere-se a troca a cada dez. Claro que deverá ser levado em consideração se o carro passou por manutenções, alinhamentos e balanceamentos constantes e se a calibragem está em dia.

 

No entanto, a falta de uso também não impede a necessidade de troca. O estepe, por exemplo, mesmo sem nunca ter sido usado, tem que ser trocado, uma vez que sua borracha resseca. Então mesmo se ele nunca tenha sido colocado pra jogo, também estará "gasto".

 

Tenho que trocar o conjunto todo sempre?

 

Se o seu carro está com alinhamento, balanceamento e calibragem em dia, provavelmente o gasto dos pneus será por igual. Então sim deve-se trocar todo o conjunto, incluindo o estepe. Caso seja possível trocar somente dois pneus, coloque-os no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.

 

Como avaliar se está na hora de trocar os pneus?

 

Deve-se verificar a banda de rodagem, que é a parte do pneu que entra em contato com o solo. A banda de rodagem possui sulcos que escoam a água, o que significa que quanto mais gasto, menor a profundidade dos sulcos e, logo, menor dispersão de água.

 

Quanto menor o sulco, mais liso o pneu e ele pode ficar "careca". Pela lei de trânsito brasileira, é responsabilidade do motorista verificar os pneus. Trafegar com pneus carecas não só coloca em risco a segurança do veículo, como também pode resultar em multas.

 

Quer saber também como aumentar a vida útil dos pneus? Clique aqui e descubra. E já sabe, né? Quando precisar trocar os pneus leve no Fins Pneus, revendedor oficial Goodyear.