É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre a importância de andar com os pneus do carro em dia, fazer alinhamento, balanceamento e sempre trocar quando necessário. Tudo prezando pela segurança e pela vida útil do automóvel. No entanto, você sabe se existem pneus específicos para cada tipo de carro? Ou o que varia é só o tamanho e a marca mesmo?

Essa é uma dúvida comum de muitas pessoas, tanto para aqueles que sabem praticamente tudo sobre carros quanto para quem ainda é um pouco leigo no assunto. Portanto, se você se encaixa na segunda opção, fique tranquilo!

Afinal, mesmo aqueles que já conhecem muita coisa sobre automóveis talvez ainda não saibam responder a pergunta que foi feita sobre os pneus. Sendo assim, continue lendo este artigo e entenda mais sobre os tipos de pneus e sua relação com a marca de carros. Além disso, saiba qual é o mais indicado para o seu carro!

Tipos de pneus para cada automóvel

Primeiramente você precisa entender que, sim! Para cada modelo de veículo existe um pneu ideal, ou seja, que é mais indicado. Fique atento ao manual do seu carro, ele é o primeiro passo para você descobrir as características dos pneus desse modelo!

Lá você encontra informações como, por exemplo, o controle periódico do balanceamento e do alinhamento, a pressão correta dos pneus, o quanto calibrar – lembrando que varia se você andar com o carro lotado ou não -, entre outras.

Agora é hora de você conhecer os principais modelos de pneus e ver qual é o melhor e, consequentemente, mais indicado para o seu carro.

1 Pneus de passeio

Ideal para os motoristas que dirigem bastante dentro da cidade e pegam estrada apenas eventualmente para viajar ou fazer passeios curtos. Esse é o seu caso? As características dos pneus, para um carro de passeio, precisam ser: conforto, longa durabilidade e baixo ruído.

Fique sabendo que entre os modelos sugeridos está o aro 13. Já para os carros de porte médio, os quais também são utilizados para passeio, é recomendado um pneu com maior índice de carga que garante mais segurança em alta velocidade. Por isso, é importante sempre ficar atento ao manual do carro!

2 Pneus off-road

Aqui já estamos falando no modelo adventure, ou seja, naquele pensado especificamente para rodar em terrenos instáveis, como barro, pedregulhos e terra. Mas, para quem esse tipo de pneu é indicado? É simples! Para os motoristas que se aventuram em espaços off road – fora da estrada – e possuem carros adequados para essa atividade.

Esses pneus possuem os gomos mais saltados e, com isso, têm mais força de tração e garantem maior estabilidade ao carro até mesmo em terrenos inconstantes!

3 Pneus de alta performance

Por fim, o último tipo de pneu é aquele indicado para carros que rodam bastante em estradas. Os pneus de alta performance têm mais aderência na pista.

Para isso, eles possuem bandas com desenhos assimétricos, evitando assim que o pneu derrape mesmo quando está molhado!

Não se esqueça de que, ao escolher o pneu certo para seu carro e por estar sempre atento às manutenções necessárias, você poderá até gastar menos com combustível, uma vez que o pneu tem uma relação direta com esse gasto. Além disso, você estará garantindo muito mais segurança para você e para todos aqueles que andam no seu carro!