Quais as diferenças entre balanceamento e alinhamento?

 

Com a chegada de julho e das férias escolares, muitos caem na estrada e a última coisa que todos querem é se preocupar com a manutenção do carro.

 

Pensando nisso, a Fins Pneus vem aqui te contar sobre a diferença entre balanceamento e alinhamento, para que as viagens de inverno sejam feitas com segurança e sem aquelas chatices de volante puxando pro lado, tremores e ruídos.

 

O que é alinhamento?

 

O chamado alinhamento de rodas serve, basicamente, para regular os ângulos dos pneus e a suspensão do carro.

 

A ideia do alinhamento é manter os pneus paralelos entre si e perpendiculares ao solo, ou seja, um processo que pode contribuir para a manutenção do veículo como um todo. Além disso, minimiza o desgaste dos pneus e, consequentemente, aumenta o conforto do motorista.

 

Pra que serve alinhamento e porque fazê-lo?

 

Os veículos são fabricados para que as rodas e pneus fiquem em situações ideais, ou seja, completamente alinhados no tráfego em pista reta. Com o tempo, esse alinhamento é comprometido por conta do desgaste e requer reparos, para que toda a mecânica do veículo seja conservada.

 

Portanto, fazer o alinhamento dos pneus é necessário não só para manter e melhorar os padrões de dirigibilidade e de segurança, mas também para:

 

  • Evitar o desgaste dos pneus, pois o alinhamento permite que os pneus sofram desgaste por igual, aumentando a vida útil do conjunto;
  • Aumentar o atrito dos pneus no solo, que interfere na diminuição do consumo de combustível.

 

O que é balanceamento?

 

O balanceamento é focado no conjunto roda, pneu e câmara do carro de modo a compensar qualquer má distribuição de peso que o veículo possua.

 

Ele é realizado por meio de contrapesos feitos de chumbo, promovendo uma maior distribuição de peso entre os 4 pneus.

 

Esses contrapesos podem, com o tempo, se deslocar no veículo, fazendo com que seja necessário novamente o procedimento.

 

 

Pra que serve balanceamento e porque fazê-lo?

 

Assim como o alinhamento, o balanceamento se faz necessário para manter o equilíbrio do carro, promovendo conforto ao motorista. Além disso, o balanceamento retira as vibrações e tremores que possam existir, garantindo o aumento da vida útil dos pneus. Ele pode ser feito de duas maneiras:

 

  • Balanceamento local: as rodas permanecem no carro;
  • Balanceamento de coluna: com remoção dos pneus e rodas.

 

Quando fazer alinhamento e balanceamento?

 

No manual do veículo constam todas as indicações de quando realizar os procedimentos.

 

No entanto, se observar tremores, volante puxando ou ruídos não deixe de levar o veículo para um diagnóstico, uma vez que pode ser tanto problema de balanceamento quanto de alinhamento.

 

No geral, as montadoras recomendam que sejam realizados: a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 6 meses; quando houver troca de pneus ou quando for fazer algum reparo ou rodízio de pneus.

 

Importante: não é necessário que os dois procedimentos sejam realizados juntos, já que são problemas diferentes e eles não acontecem ao mesmo tempo. Por isso, sempre procure profissionais de confiança, como os técnicos da Fins Pneus.