Não existe coisa melhor que a sensação de ter certeza que está economizando dinheiro, né? De certa forma, quando se economiza combustível, certamente se economiza dinheiro.

A Fins Pneus sabe que uma graninha extra faz a diferença no seu orçamento de fim de ano, por isso, te traz uma lista com dez dicas infalíveis para economizar combustível. São dicas simples e que podem ser aplicadas no cotidiano sem maiores problemas. Vamos lá?

  1. Acelerar e desacelerar o carro agressivamente pode culminar no aumento do gasto de combustível. Então procure sempre acelerar de forma progressiva, de modo a evitar acelerações bruscas. Deixe o pé pesado de lado e economize dinheiro!
  2. Utilize o ar condicionado somente quando precisar. O uso do ar condicionado pode aumentar de 10% a 20% o gasto de combustível. Mas quando estiver na estrada, utilizar o ar condicionado é providencial. Isso se deve ao fato de que: manter as janelas fechadas auxilia na aerodinâmica do veículo e, consequentemente, o consumo de combustível cai.
  3. Abasteça o seu veículo somente em postos confiáveis e conhecidos. Combustível de origem desconhecida pode não só fazer o seu gasto de aumentar, como pode prejudicar outras partes do veículo. Para isso, sempre que possível, vá ao posto de combustível que está acostumado. Em outros casos, procure postos que sejam transparentes no tipo de combustível que utilizam.
  4. Mantenha a calibragem dos pneus em dia! O ideal é que eles sejam calibrados uma vez por semana e não se esqueça: calibre-os quando estiverem frios.
  5. Manter a regulagem do motor em dia pode contribuir para aumentar o número de quilometragem por litro de gasolina.
  6. Carregue somente o necessário no seu veículo. Menos peso, demanda menos força para o veículo se locomover, portanto, demanda menos combustível. Então evite deixar tralhas dentro do carro e do porta-malas.
  7. Use conscientemente as marchas. Atente-se para trocar de marcha de acordo com a rotação adequada e não deixe chegar perto da rotação de potência máxima (que é verificável no manual do veículo). Além disso, verificar sempre o conta-giros te ajuda a saber se está na hora de trocar a marcha e, caso já conheça bem o veículo, o barulho dele te fará perceber qual marcha usar.
  8. Utilize o freio do motor nas descidas acentuadas. A famosa "banguela" não ajuda a diminuir o consumo de combustível nos veículos atuais, então prefira a segurança sempre.
  9. Fique atento à troca das velas de ignição. Se uma delas falha, pode ter certeza que o consumo de veículo aumentará. Pode chegar em até 30% esse aumento!
  10. Ande sempre nos limites de velocidade, uma vez que velocidade excessiva está diretamente relacionada à redução da eficiência do combustível.

 

É claro que a dica mais importante não poderia ficar de fora: faça revisões e manutenções preventivas, especialmente para checar as velas, como já dissemos, e a ignição eletrônica. Manter as revisões em dia é a melhor forma não somente de economizar combustível, mas também de manter o veículo seguro.

 Assim como posto de combustível, revisão requer confiança. E, nesse quesito, pode confiar de olhos fechados na equipe especializada da Fins Pneus.