Você sabia que o excesso de calor durante o verão pode danificar alguns componentes importantes do seu carro? E, infelizmente, isso acontece com frequência.  Sendo assim, tomar o devido cuidado é importante para manter o veículo com todas as suas funcionalidades. 

Quer saber mais sobre o assunto e ver algumas dicas de cuidados com o carro contra o excesso de calor? É só continuar lendo este artigo!

Cuidados com o carro

Veja logo a seguir 4 dicas para você cuidar do seu carro do jeito certo durante o verão para não ter e qualquer prejuízo depois:

1.    Confira os pneus 

Em primeiro lugar você deve observar com mais frequência os pneusdo carro. Isso porque o atrito da borracha contra o solo acaba sendo mais intenso nos dias quentes e, consequentemente, os pneus ficam mais desgastados. 

Além disso, não se esqueça de calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias no máximo. É recomendado encher os pneus quando eles estiverem frios, uma vez que o calor aumenta a pressão e torna o processo de calibragem mais difícil. 

Vale ressaltar que ao calibrar um pneu enquanto ele ainda estiver quente, no momento em que o mesmo esfriar a pressão vai diminuir mais do que deveria e isso não só aumenta o desgaste como o consumo, o que prejudica a estabilidade do carro em qualquer situação. 

2.    Cheque os líquidos

Sabe quando você vai ao posto de combustível e o frentista pergunta se a água e o óleo estão em ordem? Pode ter certeza que a frequência dessa pergunta aumenta durante o verão. 

Você deve checar o nível de água e aditivo do radiador.  Depois é importante também observar os níveis do fluido da direção hidráulica, dos freios, do sistema de arrefecimento do motor e do óleo do câmbio e do motor.

Lembre-se também de verificar a água dos lavadores do vidro traseiro e do para-brisas. Você deve fazer isso o ano todo, mas nos dias de muito calor a frequência precisa ser maior para evitar o superaquecimento do veículo, não importa se você for rodar mais na cidade ou na estrada. 

3.    Atente-se às borrachas de vedação

Com certeza você sabe que altas temperaturas acabam ressecando borrachas, não é mesmo? E isso não é diferente para as borrachas de vedação do carro. Infelizmente, para esse problema não resta uma saída a não ser encontrar uma vaga na sombra para estacionar o carro, principalmente durante o verão. 

Fique ainda mais atento com as palhetas do limpador de para-brisas. Afinal, se elas ressecarem acabam prejudicando a visibilidade em dias chuvosos. 

4.    Cuidado com o ar condicionado 

A última dica diz respeito ao ar condicionado. Nos dias mais quentes é claro que o fica ligado sempre. No entanto, antes de sair ligando o ar condicionado é preciso saber qual o melhor momento para fazer isso. 

Se você vai andar apenas uns poucos quilômetros dentro da cidade, não vale a pena ligar o ar condicionado! Mas, se de qualquer forma resolver ligar, o ideal é esperar cerca de três minutos, para que o ar frio tome o lugar do ar quente. 

Na estrada, deixar a janela aberta gasta mais combustível por conta da aerodinâmica do vento. 

Esses cuidados com o carro podem fazer com que você aumente sua vida útil, além de evitar alguns gastos desnecessários. Afinal, antes ter que gastar um valor baixo como prevenção do que desembolsar uma grande quantia para resolver problemas causados pelo calor!