A direção elétrica está entre as invenções tecnológicas que mais contribuíram para facilitar a vida do motorista. Ela consegue garantir conforto e segurança até mesmo para os condutores que passam um longo período percorrendo distâncias consideráveis.

Da mesma maneira como ocorre com a direção hidráulica, a direção elétrica trabalha com o objetivo de reduzir o esforço do volante. Como resultado, o motorista consegue perceber mais maciez na direção, tornando a atividade mais prazerosa e menos cansativa.

O sistema de direção elétrica é composto por uma única peça e isso torna tudo mais prático, pois dispensa a necessidade de polias, mangueiras, óleo, correias ou algum tipo de aditivo.

Desgaste na direção elétrica do carro

Algumas pessoas acreditam ser muito complicado identificar os sinais de que a direção elétrica pode estar tendo problemas devido ao desgaste ou falta de uma manutenção adequada. Na realidade, esse processo é mais simples do que parece e até mesmo um motorista sem muita experiência pode fazer isso.

Um dos sinais mais comuns de que essa parte do carro está com problemas é quando o volante começa a apresentar barulhos estranhos como se fossem ruídos e estalos. Em alguns casos é possível perceber certa folga na direção ou um pouco de dificuldade para girar o volante.

Nesse tipo de situação é necessário levar o carro a uma oficina especializada para que a peça possa ser desmontada e a correta identificação do problema possa ser feita.

Por exemplo, no conjunto de direção elétrica existe uma peça chamada coxim da direção. Ela é a responsável pela maior parte dos problemas nesse caso. Como se encontra no interior do conjunto, não há alternativa a não ser o desmonte.

Uma das práticas que mais contribuem para o surgimento de danos nessa peça da direção elétrica é o hábito de alguns motoristas de ficar dando “batente” no volante. Ou seja, aqueles que viram e ficam segurando mais do que deveriam, forçando o conjunto.

A dica é simples: o volante começou a fazer barulho e a direção está ficando mais complicada, é melhor procurar um profissional.

Manutenção de direção elétrica

A melhor maneira de preservar a direção elétrica do carro e garantir que todo o conjunto tenha uma vida útil mais longa entregando todo o conforto prometido é ficar atento às revisões e manutenções.

Em uma visita rápida e de rotina em uma autorizada já é possível fazer uma pré-análise desse item e avaliar se há ou não problemas.

Lembre-se de que as revisões e manutenções de veículo são essenciais para garantir a segurança de quem dirige e de outros pessoas no trânsito. Sendo assim, seja no dia a dia ou para pegar a estrada para uma viagem, nunca deixe de lado a visita à oficina.

Por fim, é fundamental que o carro seja levado a uma local onde os profissionais sejam muito bem qualificados e de confiança. É preciso considerar que cada carro tem suas particularidades e a correta manutenção da direção elétrica é algo que vai além do conforto: é uma questão de segurança.

Portanto, sempre que for buscar ajuda especializada para avaliar a direção elétrica do carro peça opinião de amigos e conhecidos e pesquise bem a qualidade do serviço oferecido!