escolhendo o pneu ideal

Dica 1: Sempre confira o manual do proprietário

É fundamental ler com atenção todas as informações do manual do proprietário do veículo em qualquer situação de troca e manutenção, como é o caso da compra de um novo jogo de pneus. Além dos detalhes sobre o item correto, o manual também traz informações sobre a pressão ideal, tamanho e largura para cada modelo de carro.

Não seguir as orientações do manual pode trazer prejuízos para o dono. Por exemplo, pneus que não são adequados podem provocar danos aos sistemas de direção e suspensão. Além disso, o motorista e os ocupantes do veículo ficam mais vulneráveis a acidentes.

Dica 2: Tipo de carro

Cada modelo de carro tem um pneu específico e saber identificar qual o tipo de veículo é essencial para a escolha correta. Há pneus que são indicados para carros de passeio, caminhões leves, SUVs grandes, motor-homes, reboques, entre vários outros. É interessante observar que há uma indicação sobre esse ponto no pneu. Geralmente as letras P, LT, ST e C são usadas para categorizá-los.

São diversos os aspectos que precisam ser considerados, por isso, muita atenção!

Dica 3: Cuidados na loja

Além de procurar adquirir pneus das marcas mais tradicionais, uma dica interessante é observar como eles são armazenados na loja. O recomendado é que eles sejam guardados em locais com pouca incidência de luz solar e temperaturas amenas.

Também deve-se observar o tamanho da pilha de pneus, uma vez que o peso pode acabar danificando aqueles que estão mais embaixo.

Dica 4: Atenção à validade

A data de fabricação é extremamente importante e nunca devemos desconsiderá-la. Quando o pneu do carro é bem armazenado, ele pode ter suas características intactas por vários anos. Por outro lado, às vezes não é possível saber como eles foram guardados. Sendo assim, a dica é não comprar um jogo que tenha mais de três anos. Importante: A garantia do pneu é definida a partir do momento em que ele for adquirido e não a partir da data de sua fabricação.

Dica 5: Verifique onde o veículo é mais usado

Os locais onde o motorista costuma mais usar seu veículo também devem ser considerados para uma escolha correta do melhor pneu. Existem os indicados para ambientes urbanos, para viagens longas e até mesmo aqueles que consideram a velocidade média do carro.

As características das estradas também precisam ser analisadas. Você usa mais o carro no asfalto ou em estradas de terra? Há opções indicadas para cada situação em específico ou para as duas, conforme o caso.

Dica extra: Peso

É comum encontrarmos condutores que não ficam muito atentos ao chamado índice de carga. Se você tem van, pick-up, SUV ou caminhões pequenos a atenção deve ser redobrada. Isso é importante para sabermos com acerto qual o tipo de pneu devemos escolher. Aliás, é interessante ressaltar que trafegar com uma carga acima do limite pode colocar a vida de todos em risco.

Escolher o pneu correto para o carro pode não ser simples. Entretanto, seguir de perto essa pequena lista de observações garantirá uma escolha mais segura e com mais qualidade. O tempo gasto em um pouco de pesquisa e avaliações vale sempre a pena!