A sociedade atual tem-se confrontado com diversas mudanças em estruturas e componentes básicos do cotidiano, como a forma de pedir comida, ouvir música, assistir televisão, fazer um investimento, entre outras. A carteira de motorista e o documento dos veículos também não ficaram de fora dessas transformações, devido à criação da CNH digital e da CRLV digital.

 

Esses documentos estão disponíveis para os motoristas através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser encontrado na loja de aplicativos dos smartphones e tablets. A CNH digital e CRLV digital substituem os documentos em papel e podem ser utilizados em caso de necessidade.

 

A CNH digital vale apenas para os motoristas que possuam habilitação emitida a partir de março de 2017. Se você faz parte desse grupo de 26 milhões de brasileiros, é só baixar o CTD e criar a sua versão digital do documento a partir do QR Code impresso no verso da CNH.

 

Já em relação ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), apenas nove estados mais o Distrito Federal adotaram o documento digitalizado. Veja na lista abaixo a relação completa de unidades federativas do país que já aceitam a CRLV digital:

  • Amapá;
  • Amazonas;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Pernambuco;
  • Rondônia;
  • Sergipe.

Vantagens de usar CNH e CRLV digital

Extremamente útil para os condutores que visam praticidade e rapidez nas ações do dia a dia, a CRLV e a CNH digital apresenta diversos benefícios. O maior deles, talvez seja o fato de não precisar de internet para acessar os documentos, o que pode ser muito útil em uma viagem para um lugar onde o sinal não pega muito bem, por exemplo.

 

Uma vez incluídos na Carteira Digital de Trânsito, sendo necessário a presença de uma rede de internet para a realização dessa etapa, os documentos estarão disponíveis para sempre no seu smartphone ou tablet.

 

A CNH e CRLV digital só são acessadas a partir de uma chave de acesso de quatro dígitos. A questão da segurança é outro ponto que contribui para a confiabilidade da utilização dos documentos digitais.

 

Todos os dados usados na CTD possuem assinatura digital, para garantir a máxima segurança contra fraudes e possíveis falsificações. Além disso, para assegurar a autenticidade da CNH e CRLV digital o aplicativo associa os documentos à PKCS #7 Signature, modelo de criptografia muito utilizado em órgãos do governo.

 

Os documentos digitais também oferecem a vantagem de poderem ser exportados em PDF, além de ser compartilhados com até cinco pessoas ao mesmo tempo, sem contar com o dono do veículo. Também é possível remover os documentos de um celular ou tablet em caso de roubo acessando o Portal de Serviços do Detran.

Licenciamento na palma da mão

Outro atributo que a Carteira de Digital de Trânsito apresenta, além da CNH digital e CRLV digital, é o fato de mostrar as informações do último ano de licenciamento do veículo. Dessa forma, será possível identificar na palma da mão se as taxas para circulação do carro foram pagas.