pneu

Todo mundo sabe que os pneus são partes importantes dos carros, mas pouca gente sabe que a manutenção e o modo de condução contribuem para a vida útil dos pneus.

É por isso que a Fins Pneus, revendedor oficial Goodyear, resolveu listar  algumas dicas que vão ajudá-lo a entender melhor que cuidados os pneus precisam, de modo a evitar aquelas visitas não programadas ao mecânico.

 

  1. Calibragem: esse item não tem segredo, é só consultar o manual do seu veículo e descobrir qual a pressão ideal para os seus pneus. Só não se esqueça que a calibragem pode ser diferente pra quem roda na estrada e quem roda na cidade. Com uma calibragem correta, o desgaste dos pneus é mais uniforme, o que prolonga a vida útil deles. Faça sempre a calibragem com os pneus frios.

  2. Rodízio: aquela informação que todo mundo sabe, mas ninguém faz. No entanto, é um processo que pode ajudar a compensar a diferença de desgaste nos pneus e, portanto, aumenta a durabilidade deles. Verifique qual a recomendação do fabricante do veículo e quando for fazer a revisão do carro, certifique-se que farão o rodízio dos pneus também, assim todos ficam tranquilos.

  3. Cuidado com a direção agressiva: além de representar um perigo de vida ao condutor e às outras pessoas, as frenagens bruscas e acelerações também contribuem para o desgaste irregular dos pneus. Lembre-se que uma direção agressiva pode afetar outras partes do carro também, como o sistema de freio e combustível.

  4. Manutenção do veículo: além de ser uma ótima oportunidade pra fazer o rodízio dos pneus, a manutenção do veículo evita que ele fique desbalanceado e sem alinhamento, o que pode causar um desgaste acentuado nos pneus. Sentir trepidações ou o volante puxando pro lado podem ser sinais que seu veículo tá precisando de uma revisão.

  5. Fique atento aos buracos: se puder evitá-los melhor, mas todo mundo sabe que é quase impossível. Então vamos lá, sempre que for transitar por vias esburacadas, diminua a velocidade e saiba que não só vai estar evitando o desgaste nos pneus, como também das rodas. E não adianta só evitar os buracos, evite também subir em valetas ou guias.

Essas dicas podem parecer repetitivas, mas é sempre bom reforçar que suas ações podem contribuir para prolongar a vida útil dos pneus e, consequentemente, ajudar a cuidar do carro como um todo. Lembre-se que o barato pode sair caro, então deixar aquela revisão para depois pode ser muito pior do que pensar nisso agora.

Ficou em dúvida se os seus pneus estão bem cuidados? Aproveite e marque uma avaliação com a Fins Pneus, que é revendedora oficial Goodyear, e ajude a prolongar a vida útil não só dos pneus, mas também de todas as partes do veículo.