O inverno está chegando e com as temperaturas mais baixas, podem aparecer também alguns probleminhas no seu veículo. É por isso que a Fins Pneus resolveu listar 4 cuidados essenciaisque o carro merece, para que além do frio não seja necessário também passar perrengue.

 

Assim como as pessoas precisam de mais energia para se aquecer no frio, o sistema elétrico do carro também precisa de mais energia para funcionar. 

 

É por isso que os problemas mais comuns que podem aparecer nessa época do ano estão relacionados à partida dos carros flex, à bateria, ao ar condicionado e fluidos mas, também, à pintura. Então prepare-se para se atentar a esses itens durante o inverno, para passar por ele com tranquilidade:

 

  1. Motores Flex:muitos motores flex possuem um tanquinho, onde existe um reservatório de gasolina que auxilia na partida do motor. No frio, se o carro estiver abastecido com etanol, ele vai recorrer a esse tanquinho, pois o poder de combustão da gasolina é maior que o do álcool. É muito importante que essa gasolina seja trocada antes do inverno, por que será a época que ela será mais utilizada. Lembre-se que é comum o carro não pegar de primeira, então não fique insistindo, pois o combustível pode encharcar as velas e trazer mais problemas. Espere sempre um pouco, para que o combustível evapore e só aí tente de novo.

 

  1. Bateria: é, sem dúvida, uma das mais prejudicadas pelo frio, pois as baixas temperaturas reduzem a reação de seus componentes, exigindo muito da bateria na hora de dar partida no carro. Nesse caso é essencial que haja uma manutenção preventiva para verificar se o alternador está carregando a bateria corretamente e também para checar o nível de carga. Nos dias mais frios, sempre dê partida com o rádio e faróis desligados e evite ligar e desligar o carro durante um congestionamento, por exemplo. 

 

  1. Ar condicionado e fluidos: com certeza o ar condicionado será esquecido durante o inverno. No entanto, é muito importante que ele seja ligado por pelo menos 15 minutos toda semana. Isso faz com que o gás circule e lubrifique as borrachas, além de evitar a proliferação de bactérias. Ter esse cuidado, vai reduzir o risco de de rachaduras e vazamentos e, portanto, quando o verão chegar ele estará preparado para te atender. 

 

  1. Pintura: assim como o excesso de sol pode prejudicar a pintura, as geadas, que acontecem nas regiões mais frias do país, também podem prejudicar a cara do seu carro. O gelo que se forma em cima do veículo não faz mal à pintura do carro, mas caso queira tirar sempre remova-o com água fria. No entanto, um nevoeiro forte pode resultar numa camada grossa de poluição na lataria, então a dica aqui é simples: basta deixar o polimento da pintura em dia.

 

 

Com esses cuidados em mente, com certeza o seu veículo não te deixará na mão. E lembre-se, caso precise revisar algum item da manutenção, leve seu carro a Fins Pneuse curta o inverno numa boa.