1. Evite comprar pneus remold ou riscados

Apesar de ser considerado como pneu econômico, os pneus remold podem não ser a melhor opção na hora de fazer o pneu durar mais, pois a sua durabilidade é incerta e nem sempre o desempenho é satisfatório.

Além do desempenho inferior, os pneus remarcados podem não drenar a água corretamente em pista molhada, ocasionando graves acidentes.

2. Evite encostar na guia

Quem nunca encostou na guia na hora de estacionar o carro? Na maior parte das vezes, encostar na guia somente provoca arranhões e sujam a bandagem do pneu.

Mas, em outros casos, o atrito pode acabar rasgando ou estourando o pneu, além de afetar o alinhamento do veículo. Então uma boa dica na hora de fazer seus pneus durarem mais é evitar encostar na guia.

3. Compre pneus de qualidade

Sempre que você for comprar pneus novos para o seu carro, verifique a profundidade dos sulcos dos pneus. Pneus importados ou de origem duvidosa podem ser produzidos com normas diferentes dos pneus comercializados nas lojas autorizadas.

Optar por um pneu muito barato pode resultar em trocas frequentes fazendo com que o barato venha a sair mais caro.

4. Mantenha seu carro alinhado

Muitas pessoas se assustam quando percebem o desgaste nos pneus provocado pelo desalinhamento do carro.

Dependendo do grau de desalinhamento do veículo, os pneus vão embora sem que você se dê conta.

Por isso, no que diz respeito aos cuidados com o pneu, sempre mantenha o seu carro alinhado e balanceado, para fazer com que eles durem mais.

5. Evite pneu usado

Também conhecidos como “meia vida”, apesar de serem pneus econômicos, eles podem não ser a melhor escolha para o seu carro.

Quando for necessário comprar um pneu meia vida, verifique se o mesmo não possui nenhuma deformidade ou bolha. As deformidades podem levar ao desgaste repentino e você não vai usufruir do pneu.

6. Evite esterçar o volante com o carro parado

Quando você estaciona o carro ou muda de sentido em uma via estreita, precisa manobrar o veículo.

É importante esterçar o volante com o carro em movimento, pois quando você realiza a manobra com o carro parado, o peso todo fica concentrado em uma única região do pneu, gerando desgaste.

7. Calibre os pneus

No que diz respeito aos cuidados com o pneu, a calibragem é um dos pontos mais essenciais. Rodar com o pneu murcho pode reduzir a vida útil em até 50%.

8. Rodízio dos pneus

O rodízio permite que o desgaste nos quatro pneus ocorra de forma uniforme. Além de prologar a vida útil, o rodízio ainda permite que você note precocemente problemas de desalinhamento.

9. Controle a velocidade

Quanto maior for à aceleração do carro, maior será o desgaste dos pneus. Por isso, evite rodar em alta velocidade por muito tempo na hora de fazer o seu pneu durar mais.

10. De olho nas frenagens

Evite ao máximo realizar frenagens bruscas, pois elas danificam e intensificam os desgastes nos pneus. Além disso, também são causadoras de acidentes!

Gostou das dicas sobre como fazer o pneu durar mais? Escolha pneu econômico e cuide dele!